segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como evitar o desmatamento?


Imagens disponíveis em:

http://quiprona.files.wordpress.com/2009/06/desmatamento.jpg

http://www.pmpancas.com.br/secretarias/educa%C3%A7%C3%A3o/turismo/reflorestamento%203.jpg

Desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. A saída então, uma vez que não podemos voltar no tempo e reverter à situação, é tentar recuperar a região devastada através do reflorestamento. Reflorestamento se refere à atividade de replantar florestas que foram suprimidas por algum motivo. Embora, erroneamente, o termo seja usado para designar também o plantio em qualquer área.

Há quem defenda que a recuperação da vegetação deve ocorrer de forma natural sem que haja a intervenção do homem mesmo que para o plantio. Mas, desta forma o processo é bem mais demorado. Então, a maioria dos proprietários de terra, que optam por recuperar antigas regiões de mata, geralmente, resolvem fazer o reflorestamento.

Dentro de três anos, o Brasil deverá replantar a mesma quantidade de florestas plantadas que colhe, diminuindo assim a pressão sobre matas nativas e reduzindo o desmatamento.

Postado por: Vitória Cristina e Carlos Henrique


Um comentário:

  1. O desmatamento é um caso que deve ser tratado com respeito e seriedade,pois a mata e um bem tão valioso para todos nós por isso não devemos desmatar as florestas.

    ResponderExcluir